sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mensagem Diaria dia 29/07/09

Mensagem: Andar em Espírito?

(Gálatas 5:16)

“Digo porem: andai em Espírito e não cumprireis as concupiscências da carne” (Gl. 5:16)

Paulo afirma aos Gálatas que só havia um jeito de não sucumbir diante dos encantos e desejos da vida, era eles andarem em Espírito.

Mas na pratica que aplicação tem essa palavra em nossas vidas Cristãs neste século?

Para compreendermos melhor precisamos entender e aceitar que o advento Jesus Cristo de Nazaré dividiu a vida humana em duas;

  1. Andes de Cristo

O homem vivia pela Lei

i. Velho homem, guiados pela natureza adâmica;

1. Sujeitos aos seus próprios desejos e desassociados de Deus.

  1. Depois de Cristo

O homem passou a viver pela Graça

i. Nova Criatura guiada pelo Espírito que os gerou

1. Sujeita aos mandamentos de Deus, vivendo pela fé.

Quando a humanidade passou a ter duas naturezas?

No livro de João Capitulo 1 versículo 12 a raça humana passou a ter o poder de se tornarem filhos de Deus e dali em diante o curso da humanidade se dividiu em: os filhos de Deus e as criaturas de Deus, vejamos o que diz a palavra: “ Mas a todos quantos o receberam deu-lhes, o poder de serem filhos de Deus: aos que creram no seu Nome.”

O Novo Testamento em linguagem de hoje traduz esse texto da seguinte forma: “porem alguns creram Nele e o receberam, e a estes Ele Deu o direito de se tornarem filhos de Deus”.

O poder foi dado a eles, os que creram lá no passado. Mas o fato é que, o poder de ser filho foi dado aos homens que aceitaram a pregação de Jesus Cristo de Nazaré mediante a fé de que Ele era o filho de Deus. Pois foi dito: “todos quantos o receberam deu-lhes”, ou seja, já ouve uma quantidade de pessoas que no passado ouviram a palavra e receberam o poder de serem filhos de Deus, ou seja, eles converteram-se a Jesus.

Já no versículo 13 diz: “os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.” fica claro que, que no exato momento que eles ouviram e creram passaram a ter dentro de si uma nova natureza, mediante o poder que lhes foi conferido por Deus através da sua palavra pregada. É evidente que esse poder foi conferido a eles pela Graça de Deus mediante Jesus Cristo, não por nenhum outro mérito, e que eles estavam sendo gerados pelo Espírito Santo de Deus para dali em diante conviverem dentro de si com duas naturezas.

A existência de uma nova natureza fica evidente em João 3:5-8 quando Jesus respondendo a Nicodemos afirmou:“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. 7. Não te maravilhes de te ter dito: necessário vos é nascer de novo. 8. O vento soprar onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

Não só são evidentes as duas naturezas inerentes as vidas humanas após Cristo, como também elas são colocadas em lados opostos: “Nascidos da carne é carne, nascidos do espírito é Espírito”. E dali pra frente os nascidos do Espírito seguiram ao Espírito e os Nascidos da carne seguiram a carne.

Até aqui nenhum dos versículos fazem menção ao futuro! Ao nosso século, isso é verdade! Mas se meditarmos na oração Sacerdotal de Jesus Cristo em favor de Seus discípulos no livro de João 17:18-22 veremos que Ele validou para o futuro todas as suas promessas, todos os direitos ou poderes conferidos aos cristãos do passado: “18. assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei; 19. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus; 20. Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles; 21 E peço que todos sejam um. Assim como Tu, meu Pai, estas unido comigo, eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que Tu me enviaste; 22. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como Tu e Eu somos um.

Logo, não há, mas distinção. Também temos mediante a palavra poder de ser feitos filhos de Deus, temos os mesmos direitos dados aos cristãos do século passado, e fomos igualmente gerados pela graça de Deus em Jesus Cristo. Concluímos então que o conselho de Paulo aos Gálatas aplica-se ao século atual, ou seja, temos que andar e viver em Espírito para que não venhamos a sucumbir diante dos desejos da carne.

Diante da palavra não podemos mais esconder que habita em nós duas naturezas, isso fica claro mediante a fé no que esta escrito. Há em nós a natureza humana (adâmica), ou seja, o velho homem nascido da carne que é carne; e a natureza divina, ou seja, a nova criatura gerada pelo Espírito de Deus mediante a obra redentora de Jesus Cristo que é Espírito. Fica também muito evidente que o que é e nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito e os da carne seguem a carne para morte eterna e os do Espírito Seguem o Espírito para Vida Eterna.

Assim a aplicação da palavra em Gl. 5:16 significa pra nossa geração uma questão de vida ou morte. Se andarmos no Espírito segundo a exortação de Paulo viveremos eternamente, se porem andarmos na carne fatalmente nos encontraremos com a morte eterna.

Por isso mui amados irmãos, neste dia andemos em Espírito, você mui amado amigo se ainda não se tornou Filho de Deus faça isso hoje mesmo e receba a Jesus em seu coração e seja guiado pelo Espírito Santos de Deus para uma vida gloriosa e eterna

Tenha um bom dia no Senhor Jesus.

R. Paranhos

Nenhum comentário: