quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mensagem diaria dia 28/07/09

Mensagem: Qual é o seu ponto de vista?

Números 13:1-2; 27-

Há sempre pelo menos três modos de ver o mundo:

1. Do nosso próprio ponto de vista;

2. Do ponto de vista dos outros;

3. E do ponto de vista de Deus.

1. Vendo do mundo do nosso próprio ponto de vista;

1.1. Vemos apenas um dos lados da situação; o lado aparente, o lado externo;

1.2. Vemos cada situação de dentro dela, logo não conseguimos ver aos redores;

1.3. E por estarmos envolvidos não vemos a extensão e a profundidade do problema.

2. Vendo o mundo do ponto de vista de outros;

2.1. Do ponto de vista de outras pessoas alem de só ver um lado da situação, não enxergar aos redores, e de não ver a extensão nem a profundidade dos problemas, vemos somente aquilo que os outros querem que enxerguemos.

3. Vendo o mundo do ponto de vista de Deus:

3.1. Ver as coisas de cima, do alto;

3.2. É ver as situações de forma isenta;

3.3. É ver a extensão a profundidade, é ver a periferia de cada situação;

3.4. É ver alem, muito alem do problema.

A bíblia nos conta a historia de um povo que enviou doze de seus lideres a observarem uma terra. “O Senhor Deus Disse a Moises: manda alguns homens para espionar a terra de Canaã, a terra que eu vou dar aos israelitas”. Em cada tribo escolhe um homem que seja líder. Note que aqueles 12 homens eram lideres de suas tribos, e que Deus confirma a Moises que Canaã era a terra prometida. Muito embora eles ocupassem a mesma posição (eram lideres de suas tribos) e de ter vivido as mesmas experiências tiveram diferentes pontos de vista e diferentes reações;

  1. Dez dos doze viram de suas próprias perspectivas e possibilidades e declararam: “não. Não podemos atacar aquela gente porque é mais forte que nós”. Aqueles homens ao olharem a terra de Canaã conforme seu próprio ponto de vista automaticamente julgaram de acordo com suas próprias possibilidades e levou o povo a ver a situação do ponto de vista deles:
  2. De igual modo o povo por ver pelos olhos daqueles dez homens julgaram também pelas suas possibilidades e forças e então se desesperaram: “nós vamos ser mortos na guerra, e as nossas mulheres e os nossos filhos vão ser preso. Seria melhor voltarmos para o Egito”.
  3. A penas dois em todo aquele povo viram do ponto de vista e das possibilidades do Deus da gloria: “vamos atacar agora e conquistar a terra deles; nós somos fortes e vamos conseguir isso! Josué e Calebe viram pela ótica de Deus, eles avaliaram a situação pelas possibilidades do Todo poderoso, eles confiaram na promessa feita e viram alem da situação,

Como podemos ver no texto exposto para cada situação criada na vida seja individual ou coletiva haverá sempre pelo menos três diferentes pontos de vistas, e podemos olhar de diferentes ângulos para o mesmo problema: apenas de um lado, de dentro ou do alto. Assim também encontraremos diferentes saídas:

A historia bíblia nos mostra que a penas Josué e Calebe entraram e conquistaram a terra prometida, pois toda aquela geração foi vencida pelas circunstâncias e viram uns pelo seu ponto de vista, outros pelo ponto de vista alheio, Josué e Calebe viram pela visão e possibilidades de Deus.

Lá no jardim do Éden primeiro satanás expôs sua visão para Adão e Eva: “vocês não morreram coisa nenhuma! Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa arvore, os seus Olhos se abriram, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal”. (Gn. 3:4-5), satanás mostrou a Eles exatamente aquilo que ele (satanás) queria que Adão e Eva vissem o “lado bom” pois diz a bíblia: “a mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer, e ela pensou como seria bom ter entendimento. Ai apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu”. (Gn. 3:6).

Esse texto mostra duas visão e uma atitude para a mesma questão:

1. Não comer e obedecer a Deus;

2. Comer e satisfazer a satanás;

3. Comer e satisfazer seus próprios desejos.

Infelizmente Adão e Eva preferiram ver através da visão de outrem em detrimento da visão de Deus.

Deus é justo e o efeito de sua justiça esta em que tudo que ocorre ao homem justo ocorre para o injusto Ele faz nascer o seu sol sobre ambos, mas a diferença estar na atitude. Veja o que diz a bíblia: E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas, o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa” (Lc. 6:49)

Veja o seu dia hoje do ponto de vista de Deus e da bíblia e lembre-se que Ele te prometeu que estaria contigo até a consumação dos tempos e Tenha uma dia abençoado

R. Paranhos

Nenhum comentário: