sábado, 1 de agosto de 2009

Dia 31/07/2009

Mensagem: Jesus se importa!

(João 11:35)

Muitos pregadores e teólogos ao longo dos tempos têm feito conjecturações a cerca deste texto da bíblia, e todas tem encontrado respaldo bíblico para suas afirmações, mas o fato é que no contexto deste texto e nem em nenhum outro diz com certeza a razão ou as razões pela qual Ele chorou. Apenas a narrativa do texto é interrompida e diz: “e Jesus chorou!”.

A bíblia não fala muito a cerca de Lazáro, nem suscita alguma característica que o torne mais especial do que as outras pessoas ao ponto de merecer as lagrimas do Mestre. Apenas diz que ele era de Betania, irmão de Marta e Maria e que eles recebiam a Jesus e seus discípulos em sua casa, alem disso deixa claro que havia um forte elo de amizade entre Jesus, Lazaro e sua família. Mas, até ai nada demais.

1. Alguns afirmam que Jesus chorou para manifestar sua humanidade;

a. De fato Jesus era um homem

i. João 1:14 afirma que: “a palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheio de amor e de verdade, e nós vimos a revelação de sua natureza divina, natureza que Ele recebeu como Filho Unigênito do Pai”

ii. Gálatas 4:4 afirma: “mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da Lei.

iii. Lucas 1:31-32 diz: “você ficara grávida, dará a luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus altíssimo. Deus o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado de o rei Davi.

2. Outros têm afirmado que Ele chorou por amar a Lazáro, sua família;

a. Inegavelmente Jesus não só amou a Lazaro e suas irmãs como de fato amou a humanidade e a vida de Jesus mostrou isso:

i. João 11:5: “Jesus amava muito marta, sua irmã e também a Lazáro”.

ii. João 15:9 diz: “assim como o meu Pai me ama, Eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio de meu amor por vocês”.

iii. João 15:13: “ninguém tem maior amor pelos seus amigos do que aquele que dá sua vida por eles”.

Dessas e de tantas outras revelações que este texto nos traz uma em especial chama atenção: Jesus se importava com as pessoas, Ele se identificava, Ele estava atendo a cada movimento, Ele estava sempre disposto a ouvi-la, isso fica claro em Lc. 19:42 onde Jesus olhou para Cidade de Jerusalém e mais uma vez chorou.

* Jesus se importa com o seu abandono, com sua aflição. Mt. 9:36.

“Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas que não tem pastor”.

Mt. 11:28 Vinde Amim

Jo. 10:11 Bom Pastos

* Ele se importa com sua saúde Mt. 14:14

“Quando Jesus Saio do barco e viu aquela grande multidão, ficou com muita pena deles e corou os doentes que estavam ali”.

Jo. 5:14 não peques mais

* Ele se importa com sua suas necessidades Mt. 15:32

“Jesus chamou os discípulos e disse: - estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não tem nada para comer. Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho”.

Mt. 6:33 Buscai primeiro o Reino

* Jesus se importa ainda com sua família Mc. 9:22

“Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse: Então Ele chegou mais perto e tocou no caixão. E os que estavam carregando pararam. Então Jesus disse: - moço, eu ordeno a você: levante-se! O moço sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à mãe”.

Jesus Ele sabia que tinha de voltar a ocupar o seu lugar de gloria junto ao Pai mais antes ele providenciou alguém para nos assistir em sua prevê ausência João 14:16 Ele nos fez uma gloriosa promessa: “eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro auxiliador, o Espírito da Verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está em vocês e viverá em vocês. – Não vou deixa-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês”.

Tenha um Bom dia e Lembre-se Jesus esta atento com os olhos em você.

Tenha um Bom Dia em Nome do Senhor Jesus

R. Paranhos

Nenhum comentário: